quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Vestuário típico do Vale da Pedra

Não, eu não uso esta roupa...

O Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra foi fundado em 1988 e, dada a situação geográfica da sua freguesia, em pleno bairro entre a lezíria e a charneca, usa os típicos trajes ribatejanos.

Nos trajes masculinos podem ver-se representados os seguintes tipos: campino de gala que usa calção azul, camisa branca, colete vermelho bordado nas costas e jaqueta também azul, meia branca de renda, cinta vermelha, barrete verde e sapatos pretos com esporas, ao peito leva a insígnia da casa agrícola que representa.

O campino de trabalho usa calça, colete e jaqueta de cotim, camisa de xadrez ou riscado, cinta vermelha, barrete preto e sapato castanho.

O camponês domingueiro veste calça e colete preto que tem as costas em xadrez, camisa branca, cinta, barrete e sapatos pretos.

Por sua vez o pescador da borda d’água usa as tradicionais calças de xadrez atadas no tornozelo com uma fita, camisa xadrez, cinta e barrete pretos, nos pés leva tamanca alta com sola de madeira.

Os trajes femininos compõem-se da seguinte forma: a camponesa de domingo veste saia de baeta vermelha pregueada, blusa de cor com motivos e avental bordado, meia branca e sapato preto, o saiote é branco bastante rodado e tem aplicações de renda e passe-fita à volta, os colotes são do mesmo tecido e com bordado a condizer.

A camponesa de trabalho usa saia castorina às riscas pregueada, blusa de tecido às flores, avental de riscado, sacanitos e sapatos castanhos, lenço amarelo ou com motivos geométricos, saiote branco ou às florinhas bastante rodado e colotes iguais tendo ambos um pequeno picote de renda, na mão leva um pequeno saco de pano ou cesta para levar o farnel, na cabeça usa chapéu de palha.

Por sua vez a aguadeira, a que é uma variação da camponesa de trabalho veste avental de riscado com peitilho que prende com alfinete, manguitos do mesmo tecido, na mão leva uma bilha de barro com o cocho de cortiça.

Por último a pescadora da Borda d’Água usa saia aos quadrados bastante franzida, se for trabalho, ou pregueada, se for domingueira, a blusa é de cor com motivos e avental bordado, sacanitos de lã e chinelas pretas com sola alta de madeira, usa ainda lenço de lã escuro e por cima dele chapéu preto, o saiote é branco com bastante roda e os colotes são da mesma cor.

http://www.minhaterra.com.pt/

Sem comentários: