sábado, 9 de junho de 2007

Historial

Vale da Pedra confina a norte com a freguesia do Cartaxo, a sul com o concelho de Azambuja, a nascente com a freguesia de Valada e a poente com a freguesia de Pontével.

Começou por chamar-se Foros de Vale da Pedra, e posteriormente Casais do Vale da Pedra, tendo sido elevada à categoria de freguesia em 23 de Maio de 1988, adoptando, desde então, o topónimo de Vale da Pedra.

Contam os mais velhos que, o seu nome advém de uma grande zona rochosa, fenómeno único na freguesia, mais concretamente devido à existência de uma grande pedra, com inscrições romanas, que se situa numa quinta com o mesmo nome. Também há quem lhe concedesse o título de “Sintra do Ribatejo”, devido à vegetação que a envolvia.
Da história ainda muito recente, Vale da Pedra guarda na memória várias lembranças, como é o caso do Setil, que embora sendo o lugar mais pequeno da freguesia, em termos geográficos, assume, no entanto, projecção em termos ferroviários, sendo um dos nós importantes da linha do Norte e Leste.

Também a Vala Real, no lugar da Ponte do Reguengo, teve um importante na economia desta povoação, quer pela sua riqueza piscatória, quer pelo escoamento de produtos agrícolas, concretamente o arroz. Em tempo de cheias, esta vala submerge parte desta povoação.
A nível patrimonial, a Igreja Matriz e a Capela das Malhadas merecem especial destaque.
Como locais de interesse turístico encontramos a Quinta do Gaio de Cima, onde não faltam recantos pitorescos e as encantadoras paisagens sobre a lezíria, banhada pela Vala Real.
Câmara Municipal do Cartaxo

Sem comentários: